NEWS

A Família está crescendo!

Novos Consagrados 2020

No último dia 03 de outubro, temos mais um grupo de leigos consagrados para viver ou Charisma da Família do Coração Imaculado de Maria.

Com alegria, acolhemos os novos Amigos que se encontram para difundir uma mensagem de Fátima: "Por meio do meu Imaculado Coração levi Cristo ao mundo" .

 

Convidamos Vagner Correia , Leigo Consagrado para falar um pouco de sua experiência na Família.

 

Paz e bem!

Meu nome é Vagner, tenho 34 anos, sou casado, pai de três filhos e exerço a profissão de bombeiro militar. Tornei-me leigo consagrado da Família do Coração Imaculado de Maria no dia 03 de outubro do ano atual, junto com outras 16 pessoas, e elas estavam minha esposa Antenora. Com certeza é uma ótima Graça da Virgem Maria dispensada a nós dois.

Por que consagrar-me ao Coração Imaculado de Maria e o que significa esse ato de Consagração?

Essas duas perguntas vociferaram dentro de mim durante todo o tempo antes da Consagração, e acredito já ter uma resposta satisfatória para a primeira, mas em relação à segunda creio que nunca compreenderei totalmente. Mas não faz diferença, mesmo sem compreender tudo, o importante é que eu seja fiel até o fim, que eu seja um cristão autêntico e coerente com o estilo de vida do carisma da Família do Coração Imaculado de Maria. Como dizia em uma pregação o Padre Francisco, até o momento do “sim” da consagração é discernimento, depois é Fidelidade.

Tentarei em breves linhas me concentrar em responder as duas questões iniciais. Para tanto, preciso começar dizendo que minha relação com Nossa Senhora mudou quando li um pequeno trecho do Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria de São Luís Maria Grignion de Montfort, no qual São João Paulo II afirmava:

Num primeiro momento, pareceu-me que deveria distanciar-me um pouco da devoção mariana da infância, em favor do cristocentrismo. Graças a São Luís de Montfort, compreendi que a verdadeira devoção à Mãe de Deus é, ao contrário, exatamente cristocêntrica, ou seja, está profundissimamente radicada no Mistério trinitário de Deus, e nos mistérios da Encarnação e Redenção.

Foi como se tivesse tomado um soco na cara, percebi rapidamente o quanto estava sendo influenciado por ideias protestantes. A partir de então eu entendi que se quisesse realmente ser de Cristo precisava amar a Virgem Maria, precisava me unir e me entregar de verdade aos seus cuidados, pois é impossível ser cristão, ou seja, amar a Deus com toda alma, de todo coração, com toda força e toda inteligência, sem amar a Mãe Dele. E assim, pouco a pouco, o desejo de amar e entregar tudo a Nossa Senhora só aumentava dentro de mim, tanto que quando meu primeiro filho, João Pedro, nasceu em 2014, nós (minha esposa e eu) decidimos ir todos os anos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo para rezar diante da imagem da Virgem como um sinal do nosso amor e entrega de toda nossa família a Ela. O mais incrível foi perceber como toda essa devoção a Maria me levou a vencer aqueles pecados de impureza e contra a castidade que há muito tempo eu lutava sem obter algum êxito. Certamente meus maus hábitos conduziria minha família à ruína, mas graças a Deus, e a intercessão da Virgem, pude ordenar um pouco meus sentidos e rumar minha vida e da minha família por um horizonte de luz, ou melhor, para a luz do mundo que é Nosso Senhor Jesus Cristo, pois quem o segue jamais andará nas trevas.

Depois de querer amar mais Nossa Senhora, o Espírito Santo infundiu em meu coração o desejo pela santidade, de fazer parte de algum movimento eclesial (Comunidade), fazer parte de uma família maior, a paróquia já não era suficiente e isso estava muito claro para minha esposa e eu. Aí que entra a Comunidade dos Servos do Coração Imaculado de Maria. Quando estive na Obra Nossa Senhora de Fátima em Aracaju pela primeira vez, no final de 2018, oportunidade que se deu pelo fato de minha esposa ter ido para uma direção espiritual com Padre Matteo, lembro-me de ter falado também com ele a respeito desse assunto, e o mesmo disse que se fosse da Vontade de Deus, poderíamos nos consagrar solenemente ao Coração Imaculado de Maria para fazer parte da FCIM. Foi amor à primeira vista. Parecia que de alguma forma eu sabia que era naquele lugar, naquela Família que iríamos nos consagrar. Então dois anos se passaram, outubro de 2018 a outubro de 2020, e em meio aos retiros da FCIM, as formações para Consagração, ao COVID-19 (essa pandemia nos uniu tanto), ao conhecimento sobre a vida do Fundador, só aumentava o desejo pela santidade e de pertencermos a FCIM. No fim das contas o nosso sonho era unir a nossa família à FCIM, para que por meio do Coração Imaculado de Maria pudéssemos levar Cristo ao mundo, pudéssemos ter nossos nomes inscritos no céu.

Acredito que respondi ao por que me consagrar. Quanto ao significado do ato de Consagração, poderia usar as palavras do nosso fundador ao falar que a Consagração quer dizer conversão, quer dizer mudança de vida, quer dizer tornar-se cristãos autênticos e coerentes, para assim levar esperança a um mundo doente, um mundo que geme em dores de parto, um mundo que grita pedindo ajuda à minha santidade.  A FCIM é, e precisa ser cada vez mais, esse farol que ilumina tudo que está na escuridão, através dos Servos, das Servas, e dos Leigos Consagrados. A consagração significa está sempre em paz, sempre alegre e sorridente, mesmo quando os olhos choram, pois como disse São Bernardo: “Quando Maria o sustenta você não cai; quando o protege, nada lhe causa medo; quando o conduz, você não fica cansado; quando ela está ao seu favor, você desembarca no porto da salvação”.

Então é isso meus irmãos, sigamos juntos o caminho que o Fundador nos indicou, com a ajuda de Jesus e Maria, conscientes de que não é um caminho fácil, porém se bem vivid alcançaremos a onda do céu nos encontraremos com ele, e ainda poderemos ser instrumentos úteis de Deus para conduzir muitas almas para lá também. Que o Espírito Santo encontre, em cada um de nós, ou coração aberto e dócil.

 

Deus abençoe!

 

Comunicação FCIM

Em destaque

Encontro de casais
Realizado no dia 04 de julho de 2021

NOVOS AMIGOS NA FCIM
Consagração - Arapiraca

Retiro de Rapazes
Realizado de 19 a 21 de julho de 2019

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Devoção do Primeiro Sábado do mês
Reparando o Coração Imaculado de Maria

Celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima
Todos os dias 13 de Maio a Outubro às 18h, Santo Terço meditado e Santa Missa

Devoção do Primeiro Sábado do mês
Reparando o Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

FAÇA JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

Doses de espiritualidade

I non credenti hanno l'impronta di questo mondo, ma i fedeli che sono nella carità portano impressa l'immagine di Dio Padre per mezzo di Gesù Cristo. (sant'Ignazio di Antiochia)