NEWS

Celebração da 1ª Aparição de Nossa Senhora de Fátima

13 de maio de 2022

No dia 13 de maio, a Obra Nossa Senhora de Fátima em Aracaju pôde retornar, com a prática das procissões luminosas, que ocorrem anualmente de maio a outubro, celebrando as Aparições de Nossa Senhora em Fátima, centro da nossa espiritualidade.

Foi motivo de grande alegria a presença numerosa de pessoas oriundas das mais diversas localidades, não só do nosso estado, capital e interior, como também de outros locais a saber: Arapiraca em Alagoas e Caetés em Pernambuco.

Após dois anos de restrições devido à situação pandêmica que vivemos, a expectativa que se formou era muito grande, principalmente para aqueles que conheceram a Obra recentemente. Relatamos o depoimento de Aline Andriola que nos disse: “minha expectativa já era muito animada em relação a este dia na Comunidade, mas tudo o que aconteceu superou muito o que eu poderia imaginar”.

Dentre as diversas pessoas vindas do interior do estado para conhecer e viver esse momento especial, Thais Menezes foi uma delas: “a Obra era algo completamente desconhecido para mim até um tempo atrás. Foi através de uma das Leigas Consagradas que ouvir falar deste lugar e logo o desejo de conhecê-lo habitou em meu coração, porém devido à pandemia nunca tinha encontrado uma ocasião para fazê-lo até quando soube desta celebração no dia de Nossa Senhora de Fátima. Viemos, inclusive, em caravana, para cá.

 

image host

 

O brilho que foi visto nesta noite não foi apenas das velas acesas pelos fiéis e pelas luzes artificiais que já fazem parte da estrutura da Obra. Claramente via-se as pessoas concentradas em rezar, ansiando por se unir a Deus pela intercessão de Maria.
Elas foram chegando logo ao entardecer à espera da chegada da imagem.
Pouco depois das 18h, Ela se aproximava ao som de cânticos marianos, enquanto o helicóptero se posicionava para o pouso. As pessoas aguardavam na área de lazer do Oratório, espaço dedicado a evangelização de crianças e jovens.
Com celulares a postos e os olhos marejados de lágrimas, muitos gravaram esse momento além dos meios digitais, também na mente e no coração.

Ver a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegando de helicóptero foi simplesmente inexplicável! A fé do povo, em coro, saudando à Virgem Maria que estava por vir, as luzes das velas aguardando Sua chegada para a procissão. Podíamos escutar por toda parte os discretos pedidos dos tantos devotos que cantavam e rezavam pedindo ou agradecendo por graças à Nossa Mãe no meio do povo.”, continua Aline.

 

image host

 

A imagem foi trazida pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, pelas mãos de Ir. Sandro Rassu, Servo do Coração Imaculado de Maria, dos Leigos Consagrados Cap. Correia, integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e o vocacionado Yuri Oliveira.
Enquanto o povo fazia coro cantando “a treze de maio na Cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria, Ave, Ave, Ave Maria...” a imagem ia sendo colocada no andor previamente adornado.

 

image host

 

Após um breve relato sobre a primeira aparição, iniciou-se a procissão luminosa com a meditação dos mistérios dolorosos. Em meio ao júbilo, o povo seguia compenetrado e unido em oração.

Vejamos ainda o que nos diz Aline com seu belo testemunho: “Eu me emocionei muito! Não consegui conter as lágrimas, e no outro dia, cada vez que eu via os registros que tinha feito com o celular, chorava de novo (risos). Que coisa linda, meu Deus! Que presente especial este ano! A Virgem Santíssima é uma Mãe muito generosa! Eu me senti muito pertinho d'Ela naquela noite!”.

Tantas lembranças lindas que hoje acompanham os que se fizeram presentes, como Thaís pontuou: “Não esquecerei do mar de pequenas luzes que seguiu Jesus e Maria em procissão e o ápice da vivência, a Santa Missa, que há anos eu não vi sendo celebrada de forma tão piedosa. Saí de lá com o desejo de regresso.

A celebração foi presidida pelo Responsável da Obra no Brasil, Pe. Francisco Tiery, enquanto seus confrades continuavam a ministrar o sacramento da confissão aos fiéis nas pequenas tendas existentes no local.
Durante a homilia Pe. Francisco falou sobre os sacrifícios que precisamos oferecer em reparação dos nossos pecados e os do mundo inteiro. Atos de devoção como a oração do rosário ganham um caráter ainda mais sublime quando acompanhados por uma postura sincera de autocontrole, domínio do próprio corpo e vícios. Maria nos ensina a sermos constantes na oração e diligente nas ações.
Um momento especial durante a Santa Missa foi a admissão de dez Leigas Consagradas na categoria de Colaboradoras da Família do Coração Imaculado de Maria.

Que possamos viver mais momentos como esse ao longo deste ano, pois é grande a alegria e emoção de quem participa, seja presencialmente ou através das transmissões ao vivo nos nossos diversos canais de mídia, Instagram e YouTube.

 

 

 

Comunicação FCIM

Em destaque

Novas Colaboradoras da FCIM
Dia 13 de maio de 2022

A IMACULADA LUZ
08 de dezembro

São José
As Virtudes de São José

Encontro de casais
Realizado no dia 04 de julho de 2021

CALENDÁRIO EVENTOS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

FAÇA JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

Doses de espiritualidade