NEWS

Inauguração do Oratório

31 de agosto de 2019

O Oratório foi uma “invenção” de São Filipe Neri que remonta ao século XVI, mas quem lhe conferiu uma estrutura predominantemente dedicada aos jovens e às crianças foi São João Bosco. Ele queria, dessa forma, aproximar os adolescentes, através de jogos e brincadeiras e educá-los para que pudessem crescer de forma sadia e se tornassem homens bons e perfeitos cristãos.

O Oratório é aberto a todos que livremente queiram entrar, dando particular atenção aos meninos mais rebeldes e aos mais desenraizados da família. De todos os fatores que intervêm no funcionamento do Oratório de Dom Bosco, o mais importante é a presença amável e contínua do educador, totalmente empenhado em conseguir que os educandos se sintam envolvidos numa atmosfera de família, realidade por muitos deles desconhecida.

É precisamente na criação do clima de "à vontade e de família", que reside o núcleo da pedagogia e metodologia educativa de Dom Bosco.
As suas primeiras experiências com os rapazes contactados nas ruas e prisões de Turim, bem depressa o levam a verificar que a triste situação em que vivem, abandonados a si mesmos, é devido, na maior parte dos casos, à ausência da família ou de alguém que deles se ocupe. Compreendeu, pois, a necessidade de lhes proporcionar um ambiente que os aproxime o mais possível do ambiente familiar.

Dom Bosco relacionava-se com os rapazes de modo a levá-los a descobrir na sua pessoa um pai adotivo. A nota da paternidade espiritual é por ele responsável e amorosamente assumida e insistentemente proposta aos seus colaboradores, uma vez que deve preencher a falta ou insuficiência da família natural, comportando-se e assumindo-se como pai dos que não o tinham ou o desconheciam.
Dom Bosco procurava levá-los, através de si, a fazer uma outra descoberta mais importante ainda: a descoberta de Deus Pai, revelado em Jesus Cristo.

Alternando criteriosamente momentos dedicados à formação e vivência religiosa com outros momentos mais largos, dedicados ao divertimento, ao desporto, aos encontros de grupo, às atividades culturais (como o teatro e a música), enfim às mais variadas iniciativas capazes de interessar e promover a juventude, tornavam agradável o tempo passado em um ambiente religioso, para rapazes que na sua grande maioria viviam à margem da prática da vida cristã.
Entre estas iniciativas de formação, além do teatro e da música, importa salientar os cursos de alfabetização que o santo educador começou logo a organizar entre os frequentadores do primeiro Oratório em Turim, quase todos alheios ao ambiente escolar ou mal sabendo escrever o próprio nome.

O primeiro Oratório de Dom Bosco, fixado em Valdocco, bairro periférico de Turim, é ainda hoje o Oratório por excelência e o paradigma de todos os oratórios e demais instituições educativas que, com o andar do tempo, foram proliferando dentro e fora da Itália.
Assim, também, esperamos que na nossa Obra, o Oratório, dedicado aos Santos Francisco e Jacinta Marto, se torne um eficaz instrumento de evangelização da juventude.

O Oratório acontece todos os sábados pela manhã, das 9.30 às 12:00h, para as meninas e à tarde, das 14.30 às 17.30h, para os meninos.

Em destaque

Novas Colaboradoras da FCIM
Dia 13 de maio de 2022

A IMACULADA LUZ
08 de dezembro

São José
As Virtudes de São José

Encontro de casais
Realizado no dia 04 de julho de 2021

CALENDÁRIO EVENTOS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

FAÇA JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

Doses de espiritualidade