Servas do coração imaculado de maria

Servas do coração imaculado de maria

A missão das Servas do Coração Imaculado de Maria é levar o homem a redescobrir o amor que Deus sempre lhe oferece. Reconhecendo nas palavras proferidas pela Virgem Maria em Fátima uma chamada divina, elas querem realizá-las primeiro através de uma forte vida interior, tendo como primeiro e fundamental compromisso a vida de oração (Const. 18), vivendo com fidelidade e amor a própria vocação religiosa. Modelo, Mestra e Guia em sua vida de consagração e em sua missão apostólica é a Santíssima Virgem.

As Servas do Coração Imaculado de Maria foram fundadas no dia 25 de março de 1996 em Cava dei Tirreni (Itália) no território da Abadia da SS.ma Trindade. Elas são constitutivamente relacionadas ao Movimento eclesial da Família do Coração Imaculado de Maria e juntamente com os Servos do Coração Imaculado de Maria e os Membros leigos, comprometem-se a levar Cristo ao mundo através do Imaculado Coração de Maria.

Modelo, Mestra e Guia em sua vida de consagração e em sua missão apostólica é a Santíssima Virgem: para Ela cada Serva do Coração Imaculado de Maria "entrega totalmente a sua pessoa: corpo, mente, vontade, energias físicas e espirituais, para que Ela as use para a realização dos projetos de amor do Pai Celeste".

Sob o olhar de Maria Santíssima elas aprendem a amar Jesus: Ela não segura nada para Si mesma, mas leva todos ao Filho.

Os aspectos fundamentais do Carisma que brotam da espiritualidade de Fátima são: oração, penitência, amor à Eucaristia celebrada e adorada, o Santo Rosário, entendido como contemplação dos mistérios da vida de Cristo vistos através do Coração de Maria.

Lemos na Carta Apostólica de São João Paulo II sobre o Rosário, Rosarium Virginis Mariae: "Maria vive com os olhos fixos em Cristo e guarda cada palavra sua: «Conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração» (Lc 2, 19; cf. 2, 51). As recordações de Jesus, estampadas na sua alma, acompanharam-na em cada circunstância, levando-a a percorrer novamente com o pensamento os vários momentos da sua vida junto com o Filho. Foram estas recordações que constituíram, de certo modo, o “Rosário” que Ela mesma recitou constantemente nos dias da sua vida terrena.”

Outros aspectos fundamentais do Carisma são a reparação, o amor pelo Santo Padre, que se realiza através da profissão do quarto voto de fidelidade e obediência ao Santo Padre e ao seu Magistério.

Cada Serva do Coração Imaculado de Maria compromete-se não só a viver, mas também a difundir esta mensagem, promovendo no povo de Deus:

  • um renovado espírito de oração, privilegiando a recitação do Santo Terço, para levar a uma autêntica conversão da vida;
  • a vida sacramental e, especialmente, a frequência aos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, favorecendo a Adoração Eucarística;
  • a verdadeira devoção a Nossa Senhora e a consagração ao Seu Imaculado Coração, para cooperar ao Seu Triunfo;
  • a fidelidade ao Papa e ao Magistério da Igreja;
  • a difusão e a defesa das verdades da fé. Para tal fim, lutam com todos os meios os erros do tempo.

Estes objetivos gerais são realizados nos vários campos apostólicos, que incluem: a formação cristã da juventude, a animação dos oratórios, os retiros espirituais, o exercício da caridade em suas diversas formas, a ajuda ao clero.

Sua missão é realizada tanto nas Paróquias em que estão presentes quanto nas Obras do Movimento.

A colaboração com os Servos do Imaculado Coração de Maria e os Leigos permite maior eficácia na ação apostólica, graças à complementaridade das vocações dadas pelo mesmo carisma.

O papel das Servas do Coração Imaculado de Maria prevê a ajuda na formação dos leigos, com particular atenção à figura da mulher, para que ela redescubra sua dignidade e sua importância fundamental na família e na sociedade; elas querem ajudar as meninas e as jovens, para que elas se responsabilizem e aprendam a usar a liberdade delas, redescobrindo aqueles valores fundamentais da mulher que hoje parecem esquecidos.

Outro âmbito apostólico importante são as missões para o povo e as Peregrinatio Mariae, missões nas quais é privilegiado o aspecto mariano, apresentando aos homens a função materna de Maria, Serva do Senhor, medianeira entre Deus e a humanidade.

Em destaque

NOVOS AMIGOS NA FCIM
Consagração - Arapiraca

Retiro de Rapazes
Realizado de 19 a 21 de julho de 2019

Encontro Vocacional para Moças
Realizado de 14 a 16 de junho de 2019

CALENDÁRIO EVENTOS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

FAÇA JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

Doses de espiritualidade

La nostra fede è questa: la Trinità santa e perfetta è quella che è distinta nel Padre e nel Figlio e nello Spirito Santo, e non ha nulla di estraneo o di aggiunto dal di fuori.(Sant'Atanasio)